Com apenas 10 anos de fundação, o jovem Manaus FC já é pentacampeão estadual, foi vice-campeão brasileiro da Série D (2019) e nos 4 jogos contra uma equipe pernambucana (Santa Cruz) acumulou 3 vitórias e 1 empate.
A equipe do Manaus FC participará do Campeonato Brasileiro da Série C pelo 4º ano consecutivo em 2023. A estreia do Gavião do Norte será contra o Náutico (PE), na Arena da Amazônia, na terça-feira (02/05), às 21 30h (horário de Brasília/Recife). Inicialmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha agendado o jogo para às 16h, mas o Governo do estado do Amazonas e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) conseguiu fazer gestões junto à CBF para alterar o horário da partida. “A torcida é nosso 12º jogador. Precisamos encher a Arena. É nossa estreia no campeonato brasileiro da série c”, comentou o presidente de honra do Manaus FC, Luís Mitoso.
O Gavião do Norte, fundado em 2013, é pentacampeão amazonense e conseguiu seu primeiro acesso à Série C no ano de 2019, após ser vice-campeão da Série D. A final foi contra o time do Brusque (SC). O jogo da ida, em Santa Catarina, e da volta, no Amazonas, terminaram empatados por 2 a 2. A decisão foi para os pênaltis e o Brusque se sagrou campeão ao converter 6 penalidades contra 5 do Manaus FC.
Na primeira fase da Série D, fase de grupos, o Gavião do Norte terminou na liderança do Grupo 2 com 14 pontos. Em seguida, o Manaus FC eliminou o Real Ariquemes (RO), na 2ª fase; o São Raimundo (PA), nas oitavas de final; o Caxias (RS), nas quartas de finais; e a Jacuipense (BA) nas semifinais.
Ao término do campeonato, o Manaus FC teve o vice artilheiro da competição, Mateus Oliveira, com 8 gols, e foi o time de melhor ataque ao marcar 32 gols em 16 jogos disputados. O que dá uma média de 2 gols por partida.
Jogo inédito e invencibilidade
Manaus FC x Náutico (PE) será o primeiro confronto na história dos dois clubes. Entretanto, a equipe do Amazonas já enfrentou uma equipe pernambucana, o Santa Cruz, em duas ocasiões pela Série C de 2020 e 2021, totalizando 4 jogos. Na Arena da Amazônia, pela 7ª rodada da Série C de 2020, deu empate por 0 a 0. No Arruda, pela 16ª rodada, o Manaus FC venceu por 2 a 1. No entanto, o Gavião do Norte terminou a 1ª fase em 5º lugar, somando 26 pontos, não avançando para a fase seguinte. Já o Santa, terminou em 1º lugar, com 37 pontos.
Na Série C de 2021, o Manaus manteve o favoritismo contra o Santa Cruz e venceu os dois jogos da primeira fase. Na Arena da Amazônia, pela 1ª rodada, venceu por 2 a 0. No Recife, o Gavião também bateu o Tricolor do Arruda, pelo placar de 2 a 1. Naquele ano, o Manaus FC avançou de fase ao terminar a etapa de grupos na 4ª posição com 26 pontos. No quadrangular da 2ª fase, o Gavião do Norte somou 6 pontos e não prosseguiu no campeonato.
Dos 4 confrontos com um time pernambucano (Santa Cruz), o Manaus FC venceu 3 jogos e empatou 1. Amanhã, terça-feira (02/05), o Gavião do Norte tem a missão de manter a invencibilidade contra times do Recife. Por outro lado, o Náutico vai tentar quebrar essa hegemonia do time amazonense.
Manaus FC em 2023
Na temporada 2023, o Manaus FC realizou 12 jogos entre Campeonato Amazonense, Copa Verde e Copa do Brasil. Desses, o Gavião do Norte acumulou 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Um aproveitamento de 33% considerando as vitórias ou 66% incluindo os empates. No estadual, o Manaus FC foi eliminado nas quartas de finais ao perder para Nacional com o placar agregado de 3 a 2. No entanto, vale destacar que o clube possui 5 títulos amazonenses em 10 anos de existência.
Na Copa do Brasil, o time amazonense jogou contra o Camboriú (SC) e perdeu por 1 a 0, sendo eliminado do torneio ainda na 1ª fase. Na Copa Verde, o Gavião do Norte ficou na 2ª fase ao perder para o Princesa (AM) pelo placar de 2 a 0.
O Manaus FC fez onze contratações para reforçar o time para a Série C deste ano. Entre eles estão o atacante Jean Carlo e o zagueiro Douglas, que vieram do CSA (AL); o lateral direito Lucas Mota, vindo do Audax (RJ) e que conquistou o acesso à Série C no time do São Bernardo (SP), no ano passado (2022); o zagueiro Bruno Bispo, que estava no Al-Qadisiya (Arábia Saudita) e pertenceu a equipe da Tombense (MG) no acesso à Série B, em 2021; e o atacante Henan, vindo do Joinville (SC) e que já conquistou a Série C, em 2020, no Vila Nova (GO).
O elenco que vai jogar a Série C é composto por 34 atletas, dos quais 4 são goleiros, 12 zagueiros, 10 meias e 8 atacantes. A faixa de idade da equipe é de 27 anos. A altura média dos jogadores é de 1.80m, o que pode favorecer o Gavião do Norte nas bolas aéreas na zaga ou no ataque. O técnico é Higo Magalhães, que tem passagem no Atlético de Goiás e Vila Nova (GO), clubes onde começou a carreira de treinador em 2021. O último clube que comandou foi o Camboriú (SC).
O que Dado Cavalcanti, técnico do Náutico, falou sobre o Manaus FC
“O Manaus, assim como outros adversários, vem mudando completamente a sua equipe, porém é um clube que tem um trabalho bacana no estado do Amazonas […] e conta hoje com alguns jogadores com perfil de muita experiência, rodados em série B, jogadores que já tiveram protagonismo em equipes maiores que o próprio Manaus. Então, acho que no aspecto técnico o jogo será equilibrado. […] a gente precisa ter as nossas convicções, colocar em prática a nossa ideia de jogo central para que a gente consiga fazer, já na estreia, um bom resultado”.