Movimento Advocacia Negra anuncia voto em Vinicius Castello para Alepe e Robeyoncé Lima para Câmara Federal

Profissionais que fazem parte do movimento da advocacia negra se reuniram na noite desta quarta-feira (28) para demonstrar apoio às candidaturas de Vinicius Castello (PT) para deputado estadual e Robeyoncé Lima (PSOL) para deputada federal. O evento aconteceu no espaço Kilomburbano, localizado no bairro de Santo Amaro.

Vinicius e Robeyoncé falaram sobre a importância das duas candidaturas para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e Câmara Federal, respectivamente, e ressaltaram que não existe um afastamento por causa da diferença de partidos, mas sim uma aliança para ocupar os espaços por enfrentamento ao racismo. “Estamos em um momento que não queremos mais ser coadjuvantes da nossa própria história. Temos um projeto de aquilombamento e empretecimento da política, para que ninguém fale mais por nós. Vamos construir um novo capítulo na história do parlamento brasileiro, um novo capítulo na história da sociedade brasileira com uma narrativa na primeira pessoa: eu faço, nós fazemos!”, afirmou Rob.

“As pessoas estão começando a entender sobre quem realmente tem compromissos nos espaços de poder e o trabalho está sendo feito de fora pra dentro, pois as pessoas estão começando a nos escolher para representá-las. Estamos falando de duas pessoas que não estão em momento de prometer, mas demonstrando na prática que fazemos muita coisa e queremos fazer mais. Só podemos transformar esse país quando as pessoas que mais vivenciaram e vivenciam as violências tiverem a autonomia e o poder de transformar a realidade dos seus. Mais do que candidaturas, estamos denunciando e gritando para as pessoas que nós, como corpos negros, existimos. É poderoso termos a liberdade de sermos quem somos, expor isso e dialogar com as pessoas sobre a importância do voto consciente, sobre o futuro de país e estado que nós queremos” discursou Vinicius.

A primeira a demonstrar seu apoio às postulações de Vinicius e Robeyoncé foi a Chiara Ramos, procuradora federal da Advocacia Geral da União (AGU) e co-fundadora da Abayomi Juristas Negras, coletivo criado com o objetivo de incluir a população negra em espaços de poder e saber, com foco na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro.

“É a primeira vez em que subo realmente em um palanque político e partidário, pois sempre me reservei de colocar as minha posições nesse contexto, justamente porque viemos de uma tradição e cultura oligárquica e de privilégios, não nos reconhecendo nas pessoas que se colocavam nas políticas partidárias. O que me faz estar aqui hoje é uma relação e perspectiva pessoal, pois conheço Robeyonce e Vinicius Castello das lutas diárias. Dizer que votos nos dois é também parte de uma luta ancestral por liberdade, ocupação de espaço e construção de uma política coletiva. Eles são pessoas que estão na luta para construir caminhos de uma política racial, com dignidade, com uma missão ancestral de trazer uma representatividade por comprometimento de construir uma justiça e política plural”, disse.

Débora Gonçalves, CFO da Abayomi Hub e presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE, ressaltou a importância de ter dentro da política pessoas que representam o desejo de mudança dentro do sistema político. “Nos últimos tempos temos falado muito sobre quilombismo e aquilombamento. Juntos podemos estremecer o sistema e quem vai fazer isso é quem está dentro dele com responsabilidade. Ter a representatividade de Vini e Rob é mais do que votar em alguém pela cor da pele, mas sim pelo quilombismo e pela representatividade. Meus candidatos no dia 02 de outubro são Vinicius Castello e Robeyoncé Lima”.

“É muito difícil ser preto, periférico e ter que lidar com essa diversidade diariamente. É corriqueiro, a cada eleição que passa termos uma amnésia, não recordarmos em que votamos. E por que isso acontece? Porque votamos por obrigação, não por termos de fato uma representatividade. Quando votamos consciente, de coração, com emoção e acreditando que de fato vamos estar representados nos espaços políticos, não esquecemos, faz uma grande diferença. Agradeço a Vini e Rob por me representarem. Daqui a quatro anos direi em que eu votei, vou vivenciar a política sendo feita de fora para dentro e não de dentro para fora”, concluiu a Advogada especialista em Direito Público e co-fundadora da Abayomi Juristas Negras Patricia Oliveira.

By

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também